Foto: IP
O Presidente da República, Santiago Peña, assinou nesta quinta-feira a carta de fundação do “Conselho para a Paz”, em um ato histórico realizado em Davos, na Suíça, presidido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Este conselho tem a oportunidade de se tornar uma das organizações mais importantes já criadas. Juntos, temos uma oportunidade incrível de pôr fim a décadas de sofrimento e forjar uma paz duradoura para essa região e para o mundo”, disse o presidente Trump antes de presidir a assinatura do documento que estabelece o órgão internacional.
Juntamente com o presidente Santiago Peña, cerca de vinte chefes de Estado de diferentes regiões do mundo assinaram o acordo. “Isto não é apenas para os Estados Unidos; é para o mundo. Como todos podem ver hoje, os primeiros passos rumo a um futuro mais promissor para o Oriente Médio e a um futuro muito mais seguro para o mundo estão sendo dados diante dos seus olhos”, afirmou Trump, destacando o amplo apoio à iniciativa.
Após a assinatura do documento, foram apresentados os próximos passos para a reconstrução da Faixa de Gaza. O líder do comitê tecnocrático nomeado para chefiar a administração do território, Ali Shaath, anunciou a reabertura, já na próxima semana, da passagem da cidade de Rafah, na fronteira com o Egito.
Por sua vez, Jared Kushner, genro do presidente Trump e uma das figuras-chave nas negociações do plano de paz para Gaza, apresentou detalhes do “plano diretor” para o futuro da região. A proposta inclui ações nas áreas de segurança, estabelecimento de uma economia de livre mercado, reconstrução da infraestrutura e desradicalização da população da Faixa de Gaza.
Fonte: IP