Foto: IP

O presidente da República, Santiago Peña, assinou nesta quinta-feira a mensagem que encaminha ao Congresso Nacional o acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia, manifestando a intenção de que o Paraguai seja o primeiro país a implementar o tratado.

Durante uma reunião com representantes do setor privado nacional, na qual foram apresentados o alcance e os benefícios do acordo, o presidente assinou a mensagem e entregou as mais de mil páginas que compõem o documento ao presidente da Comissão Permanente do Congresso, Colym Soroka.

“Com isso, o Paraguai se torna o primeiro país a submeter a ratificação do acordo UE-Mercosul ao Congresso para apreciação. Esperamos sinceramente que o Paraguai seja o primeiro país a ratificá-lo e, portanto, o primeiro a implementá-lo”, afirmou o presidente após a entrega do documento.

Santiago Peña destacou que o acordo é uma ferramenta fundamental para tornar o Paraguai mais competitivo e uma oportunidade para demonstrar a disposição do país de avançar ainda mais. “É uma oportunidade que exige que trabalhemos juntos”, ressaltou.

O presidente acrescentou que a parceria entre a União Europeia e o Mercosul não apenas garante ao Paraguai acesso a um amplo mercado, como também contribui para atrair investimentos e empresas paraguaias atualmente instaladas em países vizinhos e em parceiros do Mercosul. “Estou confiante de que conquistaremos muitos outros mercados em nossa região”, concluiu.

Fonte: IP