Medida anunciada para entrar em vigor em 19 de janeiro foi revista após convocação feita pelo Paraguai

Foto: Marcos Labanca

Um dia depois de anunciar a proibição da circulação de ônibus fretados e de turismo na Ponte da Amizade a partir de 19 de janeiro, autoridades brasileiras e paraguaias voltaram atrás e suspenderam a medida.

Em nota divulgada no início da noite desta terça-feira, 13, a Receita Federal – RF informou que em razão de uma solicitação feita pela Delegação do Paraguai, uma reunião será realizada na próxima semana para deliberar novas modalidades de trânsito na Ponte da Integração.

Em razão da convocação, segundo o órgão, “fica suspensa, até nova deliberação, a implementação da segunda fase de operação da Ponte da Integração, relativa à circulação de ônibus fretados”.

A reunião, conforme a RF, será realizada a partir de convocação dos órgãos diplomáticos de ambos os países, no âmbito da Comissão Mista Brasil-Paraguai relacionada à abertura da Ponte da Integração.

Setor turístico fez pressão

Ainda nesta terça-feira, o setor de turismo de Foz do Iguaçu havia manifestado a contrariedade à proibição de circulação dos coletivos de turismo e fretados pela Ponte da Amizade, alegando prejuízo.

Lideranças disseram que não foram consultadas antes de ambos os governos tomarem tal decisão. Conforme a medida, anunciada no dia 12, ônibus fretados e de turismo teriam que, obrigatoriamente, cruzar a fronteira Brasil-Paraguai passando pela Ponte da Integração entre às 19h e às 7h.

Fonte: H2Foz