Ministérios e órgãos federais ofertarão atendimento a agentes públicos e lideranças, quinta e sexta-feira, 30 e 31; veja a programação
foto: Marcos Labanca
A Caravana Federativa do governo federal chega a Foz do Iguaçu com serviços e anúncios de convênios nesta quinta e sexta-feira (30 e 31). Ministérios e órgãos do governo ofertarão atendimento a agentes públicos e lideranças do estado, incluindo oficinas e procedimentos para destravar projetos.
A ação tem como público prioritário prefeitos, vereadores e representantes de entidades da sociedade civil. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), com a finalidade de aproximar o governo federal dos municípios, já tendo passado por 12 estados brasileiros.
A ministra da SRI, Gleisi Hoffmann, explica que a Caravana Federativa facilita o acesso a programas, convênios e políticas públicas, reforçando o convite a lideranças do Paraná. “Será uma grande oportunidade para tirar dúvidas, avançar na execução de convênios e conhecer melhor os programas disponíveis para os municípios.”
Caravana do governo federal
Haverá cerca de 50 estandes de ministérios e órgãos do governo federal com atendimento direto aos participantes. Entre os espaços de formulação e articulação institucional, destaque para reuniões federativas, uma para prefeitos e outra a vereadores, e os fóruns de gestores públicos e de participação social.
“Nosso objetivo é aproximar o governo federal das prefeituras e da população, garantindo que os programas cheguem aonde mais são necessários”, complementa a ministra. “As Caravanas Federativas são um exemplo de governo que ouve, acolhe e trabalha junto pelo povo”, conclui Gleisi.
Demandas e recursos
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) enfatiza que a Caravana Federativa é o meio utilizado pelo governo para estabelecer proximidade com as cidades, lideranças e a população — o cidadão. Além de representantes do Executivo, vários parlamentares confirmaram presença no evento.
“É o momento de prefeitos, vices, vereadores, gestores e movimentos sociais se conectarem diretamente com os ministérios”, frisa Zeca. “E apresentarem demandas e buscarem recursos pra transformar a vida da população”, salienta.
Programação
CARAVANA FEDERATIVA DO PARANÁ – FOZ DO IGUAÇU – 30 e 31 outubro
Programação preliminar
Quinta-feira 7:30 às 18:30 – Credenciamento e distribuição de crachás 8:30 às 14:30 – Balcões de atendimento de ministérios e órgãos federais 9:30 às 13:00 – Oficinas temáticas Locais: Miniauditório A (200 lugares); Salão Iguaçu (120 lugares); Salão Brasília (72 lugares); Salão Buenos Aires (72 lugares); Salão Santiago (72 lugares); Salão Montevideo (72 lugares); e Salão Assunção (72 lugares)
9:30 às 11:30 – Fórum da Participação Social – atores locais e políticas públicas no território Local: Miniauditório B (200 lugares)
Coordenação: Renato Simões (secretário nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República)
10:00 às 12:00 – Encontro das Instituições do Edital 01/24 – Itaipu Mais que Energia: fortalecimento das organizações sociais Local: Auditório Grande Salão Brasil (principal)
Coordenação: Cerimonial da SRI e da Itaipu
11:30 às 12:30 – Reunião do Fórum dos Gestores Públicos Federais e a Comissão Operativa do Fórum de Participação Social do Paraná. Local: Miniauditório B (200 lugares)
Coordenação: Renato Simões (secretário nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República) e Josias Lech (gerente Sul da SEAF/SRI)
12:00 às 14:00 – Almoço 13:00 às 14:00 – Atividade cultural – apresentação musical (grupo ou cantor) Local: Auditório Grande Salão Brasil (principal)
14:30 às 17:00 – Abertura oficial da Caravana Federativa: O Governo do Brasil ainda mais perto de você Local: Auditório Grande Salão Brasil (principal)
Coordenação: Cerimonial da SRI, Vice-Presidência e Itaipu
Composição da mesa: (em construção)
Geraldo Alckmin (vice-presidente da República) Gleisi Hofmann (ministra de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República) Alexandre Silveira (ministro de Estado de Minas e Energia) Eutália Barbosa Rodrigues Neves (Ministra de Estado das Mulheres em exercício) Wolney Queiroz (ministro de Estado da Previdência Social) Márcio Tavares (ministro de Estado da Cultura, em exercício) Frederico de Siqueira (ministro de Estado das Comunicações) Enio Verri (diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional) Júlio Pinheiro (secretário especial de Assuntos Federativos da SRI da Presidência da República) Mauricio Muniz (secretário especial do PAC – Casa Civil da Presidência da República) Renato Simões (secretário nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República) Josias Lech (gerente Sul da SEAF/SRI) Carlos Carbone (diretor de Coordenação da Itaipu Binacional) Martin Esteche (assessor especial da SRI) Marcel Micheletto (presidente da Associação dos Municípios do Paraná) Representantes de movimentos sociais Rui Barbosa Mesquita (Banco do Brasil) Representantes da Caixa Econômica Federal, Sebrae, Serpro, deputados federais e estaduais
Sexta-feira 8:30 às 10:30 – Credenciamento e distribuição de crachás 8:30 às 12:00 – Balcões de Atendimento de ministérios e órgãos federais 8:30 às 12:00 – Oficinas temáticas Locais: Salão Iguaçu (120 lugares); Salão Brasília (72 lugares); Salão Buenos Aires (72 lugares); Salão Santiago (72 lugares); Salão Montevideo (72 lugares); e Salão Assunção (72 lugares)
9:00 às 11:00 – Reunião Federativa: prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos federais do Paraná – programas e projetos estruturantes para o estado Local: Miniauditório A (200 lugares)
Coordenação: Martin Esteche (assessor especial da SRI)
Expositores: Júlio Pinheiro dos Santos Junior (secretário especial de Assuntos Federativos SRI da Presidência da República); Mauricio Muniz (secretário especial do PAC – Casa Civil da Presidência da República); e Enio Verri (diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional).
9:00 às 11:00 – Reunião Federativa: vereadores e vereadoras – o papel dos vereadores na construção e fiscalização das políticas públicas Local: Miniauditório B (200 lugares)
Coordenação: Josias Lech (gerente Sul da SEAF/SRI)
Expositores: Gerson Luís Bittencourt (secretário especial adjunto de Assuntos Federativos – SEAF/SRI); Representante da Casa Civil da Presidência da República; e Vereadora no Paraná.
11:00 às 12:30 – Entregas, anúncios de convênios, programas e projetos do Governo Federal para o Paraná Local: Auditório Grande Salão Brasil (principal)
Coordenação: Cerimonial da SRI
12:30 – Encerramento das atividades da Caravana Federativa com apresentação cultural (sem solenidade) 12:30 às 14:30 – Almoço
Fonte: Secretaria de Relações Institucionais e H2Foz