A Diretoria de Inteligência do Vice-Ministério da REDIEX informou que nos primeiros três meses de 2025, o Paraguai introduziu com sucesso 17 produtos nacionais em 16 novos mercados internacionais, totalizando mais de US$ 6,9 milhões em exportações.
Pela primeira vez, no primeiro trimestre de 2025, produtos manufaturados como gelatina comestível, amido de mandioca, bicicletas elétricas e miúdos bovinos chegaram a destinos como França, Áustria, Estados Unidos e Uzbequistão.
Vale ressaltar que, embora o Paraguai já tivesse laços comerciais com alguns desses países, os produtos específicos mencionados foram introduzidos nesses mercados pela primeira vez.
Algumas das exportações de destaque incluem:
- Sementes de chia para o Cazaquistão por US$ 83.280, chegando à Ásia Central.
- Sorvetes e cápsulas de gelatina para o Brasil por US$ 80.926 e US$ 280.781, respectivamente.
- Couro bovino curtido para a República Tcheca por US$ 175.209, visando o exigente mercado europeu.
- Filtros de cigarro para o Canadá por US$ 103.617.
- Sucata de bronze para Hong Kong por US$ 151.258.
- Miudezas bovinas para o Uzbequistão (US$ 50.945) e Bermudas (US$ 54.858).
- Materiais de construção de alumínio para a Venezuela por USD 86.171.
- Amido de mandioca para a Áustria por US$ 113.288 e glicerina para a Índia por US$ 122.699.
- Etanol derivado de cereais para a Argentina com embarque de US$ 4.787.623 — o maior da série.
- Tabaco picado para o Suriname por US$ 311.494 e gelatina comestível para a França por US$ 83.171.
- Vidros laminados para o Uruguai por US$ 50.376, e estruturas de ferro para a Argentina por US$ 173.977.
- Armários elétricos para a Bolívia por US$ 58.000, e bicicletas elétricas para os Estados Unidos por US$ 56.840.
Essa expansão reflete o dinamismo do setor industrial do Paraguai e os esforços conjuntos de produtores, exportadores e instituições públicas para abrir novos mercados, melhorar a qualidade dos produtos e atender aos padrões internacionais.
A diversificação de destinos — abrangendo Américas, Europa e Ásia — posiciona o Paraguai como um participante cada vez mais competitivo no comércio global, com produtos que vão de alimentos a tecnologia e bens industriais.
Fonte: IP